Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
COESÃO

A 2ª Brigada de Infantaria de Selva, celebrou a Páscoa dos Militares, na Guarnição de São Gabriel da Cachoeira, em 4 de agosto de 2023. Essa data cristã é especial para os militares e seus familiares, indo além da tradição religiosa, pois representa um momento de renovação da fé.

Esta celebração, preserva a história do final da II Guerra, quando a Força Expedicionária Brasileira (FEB) retornou ao Brasil, após o período pascal. Para manter a tradição religiosa e comemorar com suas famílias, foi realizada uma missa na Praça XV, no Rio de Janeiro. Desde então, a data é celebrada em diferentes momentos durante o ano de instrução, de acordo com as peculiaridades de cada guarnição.

A Páscoa Militar é celebrada em data diferente do calendário civil, pois a coincide com o período básico da formação do soldado que é em regime de internato, o que o impede de participar das atividades da semana Santa e da celebração da Páscoa com seus familiares.

Em São Gabriel da Cachoeira, foram realizadas atividades religiosas diversas, como Missa, na Catedral São Gabriel Arcanjo, Culto Evangélico na Igreja Presbiteriana e reunião espírita no auditório da 21ª Cia E Const. A celebração contou com a participação dos integrantes das forças armadas e auxiliares, presentes na Cabeça do Cachorro, veteranos e família militar.

Por fim, a Páscoa é um momento único de reflexão sobre a vida e o sacrifício de Jesus Cristo, que, de forma semelhante, os soldados do Exército Brasileiro, juram perante a Bandeira Nacional, defender o solo pátrio com o sacrifício da própria vida, enaltecendo princípios e valores militares da instituição tão caros e necessários para o cumprimento de qualquer missão.

Nós Protegemos a “Cabeça do Cachorro”, Selva!

registrado em:
Fim do conteúdo da página