São Gabriel da Cachoeira (AM) – No dia 03 de março de 2023, a 2º Brigada de Infantaria de Selva (2º Bda Inf Sl) realizou a solenidade de incorporação dos novos soldados do efetivo variável da Companhia de Comando da 2º Bda Inf Sl (Cia C/ 2ª Bda Inf Sl) e do 2º Pelotão de Comunicações de Selva (2º Pel Com Sl).
Nesta ocasião, estiveram presentes em posição de destaque: o Cap Alexandre de Ávila Ricarte, comandante da Cia C/ 2ª Bda Inf Sl, o Cap Matheus de Lima Ferreira, comandante do 2º Pel Com Sl e os familiares dos militares recém-incorporados às fileiras do Exército Brasileiro.
O evento iniciou no Corpo da Guarda do Complexo da Brigada com a cerimônia de entrada pelos portões, símbolo da passagem da vida civil para a vida militar dos novos integrantes da Força Terrestre. O mais novo dentre os recém-incorporados, soldado Antônio Theory Nascimento, foi o responsável por realizar a tradicional abertura dos portões.
Em seguida, os novos militares da “Brigada Ararigbóia” realizaram a entrada no pátio de formaturas da Cia C/ 2ª Bda Inf Sl, para prosseguimento da atividade.
O soldado Junior Brazão, indígena da etnia Baniwa, incorporado no 2º Pel Com Sl, deslocou-se da sua comunidade ribeirinha, no Baixo Rio Negro, para realizar o desejo de se tornar militar. Destacou, ainda, estar muito feliz pela oportunidade de fazer parte do Exército Brasileiro.
Durante a fase de alistamento, a 2ª Bda Inf Sl, a Grande Unidade, mais indígena do Brasil, recebeu voluntários dos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, Barcelos, Novo Airão e Manacapuru.
Cabe salientar o envio da Junta de Serviço Militar até as regiões mais isoladas, como Pari-Cachoeira e Yauaretê, garantindo aos jovens dessas localidades a oportunidade de se alistarem. Neste ano, as organizações militares diretamente subordinadas do complexo incorporaram 49 militares, sendo 43 de diferentes etnias indígenas presentes na região.
Por fim, evidencia-se o fortalecimento dos laços do Exército Brasileiro com a sociedade regional, com foco na manutenção permanente do estado de prontidão, contribuindo para a projeção da imagem da Força Terrestre na missão de garantia da defesa e manutenção da soberania da região noroeste do estado do Amazonas.
Redes Sociais