São Gabriel da Cachoeira (AM) - No dia 18 de junho de 2022, a 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2ª Bda Inf Sl) executou diferentes ações no contexto da Operação Amazônia 2022 nas áreas dos municípios de Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, ambas no Estado do Amazonas (AM), enquadradas na Faixa de Fronteira.
Dessa forma, o Comando da 2ª Bda Inf Sl realizou um reconhecimento aeromóvel na região do Alto Içana e na Serra do Caparro; o Comando de Fronteira Rio Negro/ 5º Batalhão de Infantaria de Selva (CFRN/5ºBIS) realizou Posto de Controle e Interdição Fluvial (PCIFlu) no Rio XIÉ, reconhecimentos terrestres e Ação Cívico-Social (ACISO) na Comunidade de Vista Alegre; o 3º Batalhão de Infantaria de Selva (3º BIS) estabeleceu PCIFlu na Comunidade Serrinha, Patrulha Fluvial (Pa Flu) no Rio Negro e atendimento médico e odontológico em Santa Isabel do Rio Negro; o 2º Batalhão Logístico de Selva (2º B Log Sl) realizou ACISO na Comunidade de Boa Vista; e a Companhia de Comando (Cia C) da 2ª Bda Inf Sl e o 22º Pelotão de Polícia do Exército (22º Pel PE) realizaram PCI Flu na Foz do Rio Içana.
Segundo o Sr. Amildo Henrique, Chefe da Comunidade Indígena de Boa Vista, a presença do Exército na região é muito importante, pois além de aumentar a fiscalização dos rios, os militares ajudam muito na parte da saúde com os médicos e dentistas. Já sua esposa, Sra. Maria Auxiliadora relatou que os integrantes da Comunidade ficaram muito alegres quando souberam da vinda dos militares e como seu marido disse, era muito importante a presença deles aqui.
Por fim, as ações da “Brigada Ararigbóia” no contexto da Operação Amazônia 2022 são realizadas para ampliar a presença e a dissuasão da Força Terrestre na faixa de fronteira, contribuindo para reduzir os crimes transfronteiriços na região noroeste da Amazônia.
Redes Sociais