Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

São Gabriel da Cachoeira (AM) – No período de 2 a 6 de maio de 2022, a 2ª Brigada de Infantaria de Selva realizou o primeiro Estágio de Adaptação à Selva (EASL) do corrente ano, na Base de Instrução 01 (BI01) da Guarnição de São Gabriel da Cachoeira.

A atividade iniciou na madrugada do dia 2 de maio, no pátio de formaturas do Comando de Fronteira Rio Negro/ 5º Batalhão de Infantaria de Selva (CFRN/5º BIS), onde ocorreu o cerimonial de abertura do EASL 2022. Na sequência, o turno foi deslocado à BI01 para início das instruções.

Coube à equipe de instrução, chefiada pelo Tenente Coronel Carlos Andres Schmitt, comandante do CFRN/5° BIS, instruir e demonstrar técnicas relativas à adaptação e à sobrevivência no ambiente de selva. Assim, destacando os ensinamentos da Doutrina de Operações na Selva, foram ministradas instruções de: ofidismo; orientação diurna e noturna; obtenção de alimentos de origem vegetal e animal; construção de armadilhas e tiro de caça; preparação para pernoite isolado; construção de abrigos; transposição do curso d’ água; e obtenção de água e fogo. Ao final das instruções, os estagiários foram separados em grupos e realizaram a prática de “sobrevivência”, período do estágio destinado para aos militares instruendos aplicarem os conhecimentos adquiridos durante a semana.

Concluindo as atividades, no dia 6 de maio 2022, os estagiários chegaram ao pátio de formaturas da 2º Bda Inf Sl, onde ocorreu a formatura de encerramento do estágio. Cabe destacar que a cerimônia contou com a participação dos comandantes de todas as Organizações Militares (OM) de São Gabriel da Cachoeira e familiares dos militares estagiários. Durante a cerimônia, foram revelados os militares destaques do estágio, e em seguida, foi realizada a entrega dos diplomas de conclusão de estágio e dos distintivos de “selva”, símbolo do militar apto para o combate na região de selva.

O Estágio de Adaptação à Selva é destinado aos oficiais e praças recém-chegados às guarnições de selva e tem como objetivo ambientar o militar à região amazônica.

Dessa forma, a “Brigada Ararigbóia” cumpriu uma importante etapa de adestramento dos militares da Guarnição de São Gabriel da Cachoeira, preparando-os para as adversidades encontradas durante as operações militares e demais situações que garantem a Defesa e Soberania da região noroeste da Amazônia brasileira, conhecida como “Cabeça do Cachorro.”

registrado em:
Fim do conteúdo da página