São Gabriel da Cachoeira (AM) – De 12 a 16 de setembro de 2022, a 2ª Brigada de Infantaria de Selva realizou o segundo turno do Estágio de Adaptação à Selva (EASL – 22/2) do corrente ano, na Base de Instrução 01 (BI1) da Guarnição de São Gabriel da Cachoeira.
Nos dias 8 e 9 de setembro, ocorreram as instruções preparatórias para o EASL-22/2, tendo como objetivo ambientar e orientar os estagiários a respeito da sua preparação intelectual, física e material. Durante a semana subsequente, foram ministradas instruções de: ofidismo; orientação diurna e noturna; obtenção de alimentos de origem vegetal e animal; construção de armadilhas e tiro de caça; preparação para pernoite isolado; construção de abrigos; transposição de curso d’ água; e obtenção de água e fogo.
No último dia, os estagiários foram divididos em grupos e receberam a missão de aplicar as técnicas de sobrevivência aprendidas durante a semana de instrução. O Primeiro-tenente Fiuza, Capelão Militar, realizou o adestramento e qualificou a atividade como uma experiência incrível. Segundo ele, os militares que servem na Amazônia têm o privilégio de aprender os costumes locais, se orientar e sentir a dificuldade de se deslocar na selva, aprender a se alimentar com aquilo que a selva oferece e, se preciso, sobreviver e operar nesse ambiente por um longo período.
Concluindo o EASL – 22/2, foi realizada a formatura de encerramento no pátio da 2ª Bda Inf Sl. Durante a cerimônia, foram revelados os militares destaques do estágio, e em seguida, ocorreram as entregas de diplomas de conclusão de estágio e de distintivos de “selva”, símbolo do militar apto para o combate na região de selva.
O Estágio de Adaptação à Selva tem como finalidades: adaptar e adestrar os militares recém-chegados à região Amazônia, padronizar técnicas operacionais e desenvolver o espírito do soldado da Amazônia. Dessa forma, a “Brigada Ararigbóia” amplia a capacitação de sua tropa para o cumprimento da nobre missão de defender a Amazônia, permanecendo em condições de emprego frente aos desafios impostos pelo peculiar ambiente operacional. Selva!
Redes Sociais