Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

São Gabriel da Cachoeira (AM) – No período de 14 a 18 de março de 2022, a 2º Brigada de Infantaria de Selva realizou o 1° Estágio de Atendimento Pré-hospitalar (APH) da Guarnição de São Gabriel da Cachoeira, na área do Comando de Fronteira Rio Negro/5º Batalhão de Infantaria de Selva.

O estágio foi direcionado aos militares da Guarnição que atuam na área de saúde.  Em um primeiro momento, foram ministradas instruções teóricas sobre: tratamento de hemorragias, queimaduras, verificação de sinais vitais e suporte básico e avançado de vida; avaliação e tratamento de traumas; técnicas de avaliação, manejo de vítima e evacuação de militar ferido em áreas de alto risco; atendimento ao afogado; atendimento sob fogo inimigo; e técnicas de progressão. Após a teoria, o 2º Tenente Ronaldo, militar habilitado no Curso de Saúde Operacional (CSOp), foi responsável por dirigir a parte prática de todos os assuntos abordados.

O principal motivo levantado pela 2ª Bda Inf Sl para a realização do Estágio foi a necessidade de atualização do protocolo de APH. Assim, após a conclusão das instruções, a 3º Sargento Aparício, técnica de saúde do 2º Pelotão de Comunicações de Selva, destacou a importância do conhecimento tático adquirido como forma de garantir o êxito do APH em situações adversas. Já o Cabo Castro, auxiliar de saúde da Cia/C 2º Bda Inf Sl, ressaltou que se sente mais preparado para desempenhar sua função a partir de agora.

Por fim, a realização da Atualização de Protocolo de APH evidência a necessidade da 2º Bda Inf Sl em manter os profissionais em perfeitas condições de emprego, possibilitando a capacitação e aprimoramento dos militares de saúde da Região da “Cabeça do Cachorro”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página