São Gabriel da Cachoeira (AM) – No período de 23 de maio a 3 de junho de 2022, a 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2ª Bda Inf Sl) realizou, simultaneamente, os estágios de: Segurança e Proteção de Autoridade, Comando e Controle, Combate Corpo a Corpo e Atirador Designado (Caçador).
As instruções iniciaram no dia 23 de maio, conforme coordenação da Seção de Operações da 2ª Bda Inf Sl. Assim, o 22º Pelotão de Polícia do Exército (22º Pel PE) conduziu as instruções do Estágio de Segurança e Proteção de Autoridade, o 2º Pelotão de Comunicações de Selva (2º Pel Com Sl) realizou o Estágio de Comando e Controle e o Comando de Fronteira Rio Negro/ 5º Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron RN/ 5º BIS) ministrou os estágios de Combate Corpo a Corpo e Atirador Designado.
No Estágio de Segurança e Proteção de Autoridade, os instruendos foram submetidos ao estudo dos aspectos jurídicos da atividade e ao adestramento tático, que incluiu módulos de tiro e treinamento da turma de segurança pessoal. Como conclusão do estágio, os estagiários realizaram uma simulação prática da segurança de uma autoridade nível “Alfa” (Chefe de Estado).
Nas instruções relativas ao Sistema de Comando e Controle da Força Terrestre (SC²FTer) os estagiários realizaram um estudo de situação das Comunicações em Operações. Além dessa atividade, foram intensificadas as instruções de programação e operação de rádios e equipamentos satelitais. Para aplicação do conhecimento, os estagiários mobiliaram um Centro de Comunicações (C Com) e um Posto Rádio (P Rad).
As instruções de lutas foram realizadas na 2ª Companhia de Fuzileiros do CFRN/5ºBIS, local onde os estagiários aprenderam técnicas de golpes traumáticos, quedas e projeções e lutas de solo. Finalizando a atividade, os instruendos realizaram uma prática controlada para executarem as técnicas aprendidas. Já o Estágio de Atirador Designado iniciou com instruções teóricas a respeito do armamento e das funções do atirador no ambiente de selva no auditório do “Batalhão Forte São Gabriel”. Após a teoria, seguiu-se a prática do tiro em diversas situações simuladas em área militar preparada para tal finalidade.
Segundo o Chefe do Seção de Operações da 2º Bda Inf Sl, Major Kleber Yañez, o adestramento específico tem por objetivo incrementar a operacionalidade da subunidade de pronta-intervenção da Brigada Ararigbóia, conferindo-lhe a capacidade de realizar a segurança e proteção de autoridades, certificar os atiradores designados das pequenas frações e intensificar a habilitação em defesa pessoal. Além disso, foi realizado o nivelamento em comando e controle com o objetivo de padronizar conhecimento em diversos meios de comunicações.
Por fim, a decisão do Comando da 2ª Bda Inf Sl em realizar os Estágios objetivou a capacitação e o aprimoramento técnico profissional dos militares que compõem a Força de Prontidão da Brigada. Dessa forma, a Grande Unidade adestrou-se para a execução das missões de manter e proteger a Amazônia Brasileira, mais precisamente a região noroeste do estado do Amazonas.
Redes Sociais