Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
imagem sem descrição.

 

São Gabriel da Cachoeira (AM) – De 19 a 23 de setembro de 2022, a 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2ª Bda Inf Sl) realizou instruções preparatórias destinadas aos militares que serão empregados na Operação de Garantia da Votação e Apuração 2022 (Op GVA-22), no município de São Gabriel da Cachoeira – AM.

Nos dias 19 e 20, foram abordados assuntos teóricos relativos aos procedimentos a serem adotados pela tropa durante o período eleitoral. Assim, dando início a parte teórica, a preparação contou com as participações do Excelentíssimo Juiz da 19ª Zona Eleitoral, Sr. Manoel Átila e do Chefe do Cartório Eleitoral Municipal, Sr. José Renato, como palestrantes.

Seguindo o cronograma, o adjunto de Operações da 2ª Bda Inf Sl, Major Klein, ambientou a tropa sobre o contexto operacional e destacou as regras de engajamento da Op GVA-22, em conformidade com as orientações do Comando Militar da Amazônia (CMA). Ainda durante as instruções teóricas, o comandante do 2º Pelotão de Comunicações de Selva (2º Pel Com Sl), Capitão Matheus Lima, apresentou os equipamentos de comunicações, bem como demonstrou o emprego desses materiais, a fim de manter o comando e controle durante as ações.

Nos dias subsequentes, as instruções práticas ficaram a cargo do 22º Pelotão de Polícia do Exército (22º Pel PE). Dessa forma, os militares se adestraram com a munição menos letal na prática de tiro. Concluindo as instruções, o 22º Pel PE realizou uma demonstração de procedimentos a serem adotados em caso de ações de agentes perturbadores da ordem pública.

O 3º Sgt Daniel Flek, do 22º Pel PE, ressaltou a semana de instrução como essencial para o sucesso da operação. Segundo ele, os comandantes de grupo devem ser muito bem preparados para atuar durante um período tão sensível e importante como esse.

Por fim, o Comando da “Brigada Ararigbóia” atuou reforçando os laços de cooperação mútua entre o Exército Brasileiro e o Poder Judiciário do Alto Rio Negro, favorecendo o adestramento específico para o cumprimento do dever constitucional de garantia da lei e da ordem, visando manter a excelência da participação dos militares na segurança do processo de Garantia de Votação e Apuração das eleições de 2022 na região noroeste do estado do Amazonas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página