São Gabriel da Cachoeira (AM) – De 16 a 18 de agosto de 2022, o Comando da 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2ª Bda Inf Sl) recebeu a Comitiva do Arcebispo Militar do Brasil em visita ao município de São Gabriel da Cachoeira e aos Pelotões Especiais de Fronteira de Iauaretê e Querari (1º PEF e 2º PEF do Comando de Fronteira Rio Negro/5º Batalhão de Infantaria de Selva).
Em 16 de agosto, a comitiva presidida pelo Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira, foi recepcionada no Comando da 2ª Bda Inf Sl, “Brigada Ararigbóia”, com a tradicional “Saudação indígena”, realizada por militares das diversas etnias indígenas da região, e em seguida assistiu uma palestra de ambientação ministrada pelo Comandante da Brigada. No mesmo dia, a Guarnição realizou a celebração da Páscoa dos Militares. Dessa forma, o Arcebispo conduziu junto com o Coronel Capelão Pe. Marcelo, Major Capelão Pe. Alex e o Primeiro-Tenente Capelão Pe. Fiuza a Páscoa dos Militares para o efetivo de militares e familiares católicos na Igreja Dom Bosco. O Capitão Capelão Pr. Wesley, que também integrou a comitiva, ministrou a Páscoa para os evangélicos na Igreja Presbiteriana de São Gabriel da Cachoeira e os militares espíritas se reuniram no auditório da 2ª Bda Inf Sl.
No dia 17, ocorreram visitações aos distritos de Iauaretê e Querari, respectivamente. Na área de responsabilidade do 1° PEF do CFRN/5º BIS (Iauaretê), além das atividades de instrução e da benção apostólica aos militares e seus familiares, a comitiva visitou a Ordem Salesiana, celebrando uma missa na Igreja de São Miguel Arcanjo. Em Querari, a comitiva foi recepcionada no 2° PEF do CFRN/5º BIS e o Arcebispo Dom Marcony proferiu uma benção apostólica, bem como visitou a Comunidade Indígena Kubeo e sua escola, ambas adjacentes ao PEF. Após intensas jornadas, na manhã do dia 18 ocorreram as despedidas e o retorno da comitiva para Manaus-AM.
Segundo Dom Marcony, uma de suas prioridades, após a nomeação como Arcebispo Militar do Brasil, em 12 de abril de 2022, por decisão do Papa Francisco, era conhecer a dinâmica das missões dos Pelotões Especiais de Fronteira do Exército Brasileiro, levando bençãos e a sagrada palavra de Jesus Cristo a estas áreas longínquas e muitas vezes de difícil acesso.
Por fim, com a presença da comitiva do Arcebispo Militar do Brasil, a “Brigada Ararigbóia” reforçou suas atividades religiosas e ecumênicas com o apoio do Serviço de Assistência Religiosa, fortalecendo tanto a dimensão humana na Família Militar como a integração com a sociedade local da região noroeste do estado do Amazonas.
Redes Sociais