Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

São Gabriel da Cachoeira (AM) – De 28 a 30 de abril de 2022, a 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2ª Bda Inf Sl) recebeu a visita da Comitiva da Diretoria de Controle de Efetivos e Movimentações (DCEM) à Guarnição de São Gabriel da Cachoeira e ao 2º Pelotão Especial de Fronteira, em Querari - AM.

O General de Divisão Pedro Celso Coelho Montenegro, Diretor de Controle de Efetivos e Movimentações, e comitiva foram recepcionados pela “Brigada Ararigbóia” com a “Saudação Indígena”, cerimônia realizada por militares de diversas etnias indígenas da região que saúdam os visitantes, cada um em seu respectivo dialeto.

Conforme previsto no cronograma, a atividade seguinte envolveu a participação dos militares de carreira das Organizações Militares Diretamente Subordinadas (OMDS) à 2ª Bda Inf Sl. Dessa forma, o General de Brigada Ricardo do Amaral Peixoto, comandante da 2ª Bda Inf Sl realizou uma apresentação inicial a respeito dos recursos humanos da Grande Unidade. Após a fala do Comandante da Brigada, o Gen Div Montenegro dirigiu-se à tropa e discorreu a respeito da missão da DCEM e suas diretrizes.

No dia 29 de abril, a “Brigada Ararigbóia” realizou uma Formatura Geral da Guarnição para o Gen Div Montenegro. Em seguida, a Comitiva da Diretoria de Controle de Efetivo e Movimentações, juntamente com o Estado Maior da 2ª Bda Inf Sl, reuniu-se com os comandantes e S1 das OMDS para analisar individualmente as necessidades de pessoal de cada Unidade. Ao término da atividade, a Comitiva foi levada para conhecer a área do 2º Pelotão Especial de Fronteira.

O Cel Apolinário, chefe da seção de pessoal (E1) da 2ª Bda Inf Sl, relatou que a visita da DCEM valorizou a dimensão humana, pois ao vir a “ponta da linha”, a Diretoria fez com que a tropa se sentisse assistida. Já a 2º Sgt Michele, da Cia C/2ª Bda Inf Sl e casada com o 2º Sgt Oliveski, do HGuSGC, as palavras do Gen Div Montenegro trouxeram uma maior segurança para a sua questão particular, na medida que foi demonstrada a preocupação da Diretoria em atender aos interesses dos cônjuges militares.

Por fim, a 2ª Brigada de Infantaria de Selva sentiu-se honrada com o reconhecimento e o suporte da Diretoria de Controle de Efetivos e Movimentações nas ações desenvolvidas para solucionar as dificuldades relativas ao recompletamento de efetivo da Guarnição. Desse modo, a “Brigada Ararigbóia” mantém o entusiasmo e a vibração a fim de continuar atuando na defesa e garantia da soberania na região noroeste do Amazonas, conhecida como “Cabeça do Cachorro”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página