São Gabriel da Cachoeira (AM) – No dia 23 de setembro de 2022, a 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2ª Bda Inf Sl) recebeu a Comitiva do Ministério das Comunicações na Guarnição de São Gabriel da Cachoeira – AM.
A comitiva, chefiada pelo Ministro das Comunicações, Sr. Fábio Faria, foi recepcionada pelo Comando da 2ª Bda Inf Sl e, em seguida, recebeu a Saudação Indígena, cerimônia na qual militares de origem indígena saúdam os visitantes em sua língua nativa.
Seguindo o cronograma de atividades, a comitiva seguiu por meio fluvial para a Comunidade Indígena de Cewari-Yamado, onde foram recebidos por crianças indígenas e ribeirinhas que realizaram o canto da canção “sejam bem-vindos”: “Matsia inokawa waikhale”, na língua Baniwa. Logo após, foi realizada uma apresentação cultural de saudação pelos moradores da comunidade.
Após as apresentações, o Ministro das Comunicações fez uso da palavra, momento em que ressaltou a riqueza cultural e natural do município de São Gabriel da Cachoeira. Ainda em suas palavras, o ministro destacou que a visita ao município faz parte de uma iniciativa do Projeto Wi-fi Brasil, do Ministério das Comunicações, que visa promover a inclusão digital por meio de fornecimento de conexão à internet em banda larga, inclusive nas localidades mais isoladas do país.
Segundo a Secretária Executiva do Ministério das Comunicações, Sra. Estella Dantas, foram constatadas cerca de cinco mil escolas no Brasil sem energia elétrica, fato que era uma grande barreira ao Projeto Wi-fi Brasil. Visando garantir o acesso à internet nessas escolas, surgiu a parceria entre o Ministério das Comunicações e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), que possibilitou a conectividade da Escola indígena da Comunidade Cewari-Yamado com a instalação de painéis solares de energia.
Por fim, cumprindo sua missão de integração e desenvolvimento da sociedade local, a 2ª Brigada de Infantaria de Selva atuou como ponte entre o Ministério das Comunicações, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações e a população da Comunidade Indígena de Cewari-Yamado, cooperando com uma ação que beneficia diretamente a educação dos indígenas da região noroeste do estado do Amazonas.
Redes Sociais