No período de 1 a 5 de agosto, a 2ª Brigada de Infantaria de Selva recebeu a visita dos professores Vinícius Mariano de Carvalho e Eleonora Natale, do War Institute do King's College de Londres. A visita teve como objetivo estreitar os laços com o meio acadêmico e conhecer a missão do Exército Brasileiro na região da Cabeça do Cachorro, bem como sua interação com a sociedade local e abrir frentes de pesquisa daquele Instituto na região da Amazônia Ocidental.
No primeiro dia, os professores visitaram o morro da Fortaleza, localizado às margens esquerda do Alto Rio Negro, que já abrigou o Forte São Gabriel, estabelecido pelos portugueses como a primeira presença militar na região. Hoje, não restam mais vestígios do forte, pois as pedras de suas muralhas foram reutilizadas para a construção da igreja, hospital e escola da Missão dos Salesianos.
No dia seguinte, os professores se deslocaram para o 2º Pelotão Especial de Fronteira, na localidade de Querari, às margens do Rio Ualpés, fronteira com a Colômbia. No local, puderam observar o papel do Exército Brasileiro na construção da Escola Duque de Caxias, destinada aos alunos da comunidade indígena KUBEO, bem como as atividades de defesa realizadas por uma tropa destacada na faixa de fronteira com a Colômbia, onde o acesso é possível apenas por meios aéreos.
Na sequência, os professores foram recebidos na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na unidade avançada em São Gabriel da Cachoeira, onde interagiram com diretores, alunos de graduação e pós-graduação de diversos cursos, com o propósito de estabelecer uma parceria entre o King's College e a UEA. Em seguida, visitaram o Comando de Fronteira Rio Negro e o 5º Batalhão de Infantaria de Selva, conhecendo mais sobre as atividades operacionais desempenhadas pelas Organizações Militares que compõem a 2ª Brigada de Infantaria de Selva.
Com o intuito de ampliar o conhecimento cultural e social, os professores atravessaram o Rio Negro e visitaram a comunidade de Yamado, composta pela etnia Baniwa, acompanhando atividades tradicionais de produção de artesanato, como o trançado de arumã, e conheceram a casa de pimenta Baniwa, um ingrediente muito valorizado na culinária indígena.
Para concluir a visita, os professores do King's College se juntaram à comitiva da Escola Superior de Guerra e viajaram para a localidade de Maturacá, onde foram recepcionados por povos originários da etnia Yanomami e tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra ministrada pelo General Nilton, Comandante da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, sobre os desafios a serem enfrentados em todos os campos de atuação, na guarnição mais indígena do país.
Através do apoio à visita dos professores do War Institute do King's College de Londres em São Gabriel da Cachoeira, o Exército Brasileiro contribuiu para o desenvolvimento do ensino regional, aproximando o King's College da UEA e fortalecendo a integração com a sociedade local. A visita também permitiu que os membros do King's College de Londres conhecessem a cultura dos povos originários e o trabalho de defesa realizado na faixa de fronteira, levando de volta para o Reino Unido várias oportunidades de pesquisa.
Nós Protegemos a “Cabeça do Cachorro”, Selva!
Redes Sociais