São Gabriel da Cachoeira (AM) – No início do mês de março, a 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2ª Bda Inf Sl) estabeleceu uma parceria com a Secretaria de Saúde Municipal e enviou militares de saúde de suas Organizações Militares para um curso de capacitação para a identificação da Malária, realizado nas instalações da Gerência de Endemias de São Gabriel da Cachoeira.
Além dos voluntários da “Brigada Ararigbóia”, integrantes da 21ª Companhia de Engenharia de Construção também participaram do treinamento. Os militares aprenderam a realizar a técnica adequada para coleta de sangue, confecção da lâmina-teste e o correto preenchimento da documentação epidemiológica, bem como adquiriram informações relevantes para a prevenção e tratamento da Malária.
Após a capacitação, os militares executaram os ajustes necessários e, em 17 de março de 2022, iniciaram a realização dos exames no âmbito da 2ª Bda Inf Sl.
Segundo a 1° Ten Torres, médica e chefe da Seção de Saúde, o grande objetivo da capacitação foi alcançado, pois o favorecimento do acesso ao exame reduz o tempo para o início do tratamento contra os efeitos da Malária, contribuindo para minimizar os efeitos da doença.
Por fim, ciente do recente aumento dos números de casos da doença no Município, a “Brigada Ararigbóia” tem atuado para reduzir a demanda nos locais onde se realizam os exames, contribuindo qualitativamente para a projeção do amparo à família militar na Guarnição de São Gabriel da Cachoeira.
Redes Sociais