São Gabriel da Cachoeira (AM) – Durante o mês de fevereiro, a 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2ª Bda Inf Sl) realizou ações de apoio aos Hupdah e Yuhupdeh, em situações de vulnerabilidade, no município de São Gabriel da Cachoeira – AM.
No início de fevereiro, grupos indígenas das etnias Hupdah e Yuhupdeh deixaram suas comunidades, às margens do rio Tiquié, e realizaram o movimento de deslocamento para São Gabriel da Cachoeira-AM, com a finalidade de receber acesso a documentação básica e benefícios sociais e previdenciários. Devido aos problemas técnicos de infórmática que o município enfrenta, a permanência prolongada desta população na área de Parawari, região oeste do município, resultou em uma situação de emergência sanitária.
No dia 2 de fevereiro, a 2ª Bda Inf Sl participou, juntamente com a Defensoria Pública, Prefeitura Municipal, FUNAI, Distrito Sanitaria Especial Indigena – Alto rio Negro, Cartório da Comarca de São Gabriel da Cachoeira, FOIRN, ISA , Fundação em Vigilância em Saúde (FVS) e Conselho Distrital da Saude Indígena (CONDISI), da reunião de coordenação denominada como "Ação Parawari", cujo objetivo foi buscar minimizar os problemas sociais e epidemiológicos, causados pela aglomeração excessiva e a falta de saneamento básico na localidade de Parawari.
Durante a "Ação Parawari", a "Brigada Ararigbóia" disponibilizou militares para trabalhar na montagem de barracas para os atendimentos das instituições e no frequente abastecimento de água potável.
Dessa forma, a 2ª Bda Inf Sl contribuiu para reverter o quadro de emergência sanitária dos povos indígenas da etnia Hupdah e Yuhupdeh, fortalecendo os vículos familiares e comunitários desses povos. Ampliando assim, a integração com a sociedade regional e a imagem do Exército Brasileiro na região noroeste do estado do Amazonas.
Redes Sociais