Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
imagem sem descrição.

São Gabriel da Cachoeira (AM) – no dia 03 de fevereiro de 2023, a 2ª Brigada de Infantaria de Selva recebeu a visita de líderes e artesãos da Comunidade Indígena (CI) Castelo Branco, localizada no Médio Rio Içana. A atividade objetivou o estreitamento de laços com a população indígena da região, reforçando os enlaces existentes por meio do 7º Pelotão Especial de Fronteira (7º PEF – TUNUÍ CACHOEIRA).

As lideranças indígenas também apresentaram a dinâmica de funcionamento da recém-criada Cooperativa para a extração de recursos minerais de Castelo Branco. A Cooperativa objetiva promover uma alternativa econômica para a comunidade e preservar a geodiversidade e biodiversidade da região, por meio do estudo de formações geológicas por pessoas especializadas da própria comunidade Castelo Branco, além de atender demandas de comunidades vizinhas.

Estas abordagens foram apresentadas pelo Sr Valdecir Fontes da Silva e Sra Maria Divaldina Ferreira Nogueira indígenas cursando o último período do curso de Geologia do Instituto de Geociências da UNICAMP, Campinas, São Paulo. Ainda durante a formação universitária, o casal optou por retornar a CI para fomentar a criação da Cooperativa para a extração de recursos minerais de forma sustentável.

Em virtude das demandas, foi acordado a execução de uma Ação Cívico Social (ACISO) para apoio às CI do Médio Rio Içana, bem como a possibilidade de apoio em transporte fluvial quando da execução dos movimentos logísticos para ressuprimento dos PEF.

Segundo a Sra Nilda José da Silva, Presidente da Associação de Artesãs Indígenas de Castelo Branco – AAICB: “nossa associação vem produzindo vários tipos de artesanatos e a divulgação dos trabalhos junto à família militar contribui para atividade econômica das vendas e autoestima das artesãs”.

Segundo o Sr Silvio Benjamin, Presidente da cooperativa e líder da comunidade de Castelo Branco do Médio Rio Içana: “a cooperativa está sendo implantada inicialmente na comunidade de Castelo Branco para posteriormente ser expandida para outras comunidades vizinhas, fomentando a evolução da organização social, econômica e cultural da região.

Dessa forma, a 2ª Bda Inf Sl estreita os laços de confiança com a população local, ampliando a integração com a sociedade para o desenvolvimento e execução de atividades com foco no bem-estar social; demonstrando a disponibilidade permanente não somente para o cumprimento da missão de Defesa e manutenção da Soberania na região, mas também em apoio às comunidades indígenas de sua área de responsabilidade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página