São Gabriel da Cachoeira (AM) – De janeiro a fevereiro de 2023, o Comando de Fronteira Rio Negro e 5º Batalhão de Infantaria de Selva (CFRN/ 5º BIS) realizou as solenidades de Passagem de Comando dos Pelotões Especiais de Fronteira (PEF) subordinados à 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2ª Bda Inf Sl).
Conforme a proposta do Comando Militar da Amazônia (CMA), a 2ª Bda Inf Sl realizou a reestruturação da Tropa de Fronteira, objetivando atender as atuais e futuras demandas operacionais, logísticas e administrativas. Nesta ocasião, 3 (três) dos 7 (sete) Pelotões Especiais de Fronteira (PEF) se tornaram Base de Operações de PEF: Pari-Cachoeira, Tunuí-Cachoeira e Cucuí.
No dia 13 de fevereiro de 2023, ocorreu a última passagem de comando para início do ano de instrução. Nesta ocasião, o 1º Ten Álvaro Victor Barros dos Santos recebeu do 1º Ten Breno José de Oliveira Celino a missão de comandar o 5º Pelotão Especial de Fronteira (5º PEF), em Maturacá – AM.
Conforme a nova disposição, os PEF/ BOp ficaram com os seguintes comandos: 1º PEF/ Yauretê - 1º Ten Maurício Narciso; o 2º PEF/ Querari - 1º Ten Weverton Bianchini Ramos; o 3º PEF/ São Joaquim - 1º Ten Isaac Silva dos Santos; o 4º BOp/ Cucuí - ST Lima Barbosa; o 5º PEF/ Maturacá - 1º Ten Álvaro Victor Barros dos Santos; o 6º BOp/ Pari-Cachoeira - ST Waltere de Oliveira Nascimento; e o 7º BOp/ Tunuí-Cachoeira - ST Ghutemberguer Tavares Barbosa.
A rotina dos PEF/ BOp é caracterizada pelo trinômio: VIDA, COMBATE e TRABALHO. A vida personifica-se por meio de apoios diversos, incluindo de saúde. Como exemplo, no último ano foram realizados: 2.980 atendimentos médicos, 1.737 atendimentos odontológicos e distribuídos 6.780 medicamentos às Comunidades Indígenas no entorno dos PEF. Destaca-se, ainda, o cultivo das hortas, cuidados dos animais e também o lazer, com a realização de jogos, feiras e festivais regionais.
O combate caracteriza-se pelo foco na defesa e manutenção da integridade da extensa faixa de fronteira, presença e dissuasão em extensas áreas de mata densa, realizando também o controle fluvial das embarcações que entram e saem do território brasileiro. A Tropa de Fronteira coopera, ainda, no combate contra crimes transfronteiriços e ambientais, realizando a proteção dos recursos naturais sob responsabilidade da área de atuação da 2ª Bda Inf Sl.
Por fim, o trabalho é a vertente que se dedica à melhoria das condições da vida administrativa dos destacamentos e, por vezes, das comunidades no entorno dos pelotões e bases de operações. Dessa forma, utiliza-se de uma estrutura mínima para realizar pequenas obras de hidráulica, alvenaria, elétrica e carpintaria, ampliando a integração do PEF/ BOp com a população local.
Dessa forma, a 2ª Bda Inf Sl se faz presente nas áreas mais remotas da região noroeste da Amazônia, contribuindo com o desenvolvimento social da região, e cumpre o objetivo estratégico de garantir a soberania da nação.
Redes Sociais