Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

2ª BDA INF SL RECEBE VISITA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (DCT) - PROJETO AMAZÔNIA CONECTADA -

São Gabriel da Cachoeira (AM) – Nos dias 26 e 27 de setembro de 2021, o Comando da 2ª Brigada de Infantaria de Selva recebeu a Visita de Orientação Técnica (VOT) do Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (DCT) e comitiva.

Durante a VOT, o General de Exército GUIDO AMIN NAVES, Chefe do DCT, visitou o 5º Pelotão Especial de Fronteira (5º PEF) do Comando de Fronteira Rio Negro/5º Batalhão de Infantaria de Selva (CFRN/5º BIS), em Maturacá (AM); participou da saudação indígena da Brigada Ararigbóia, recebendo as boas-vindas à Guarnição de São Gabriel da Cachoeira em diferentes dialetos indígenas; em seguida participou de formatura; apresentação dos oficiais da guarnição; palestra do Cmt 2ª Bda Inf Sl; bem como realizou o lançamento oficial do Projeto Amazônia Conectada (PAC) na região da “Cabeça do Cachorro”.

 O PAC consiste, basicamente, na palavra integração. O projeto nasceu da necessidade estratégica de conectar as Unidades do Exército Brasileiro na Amazônia por meio do lançamento de cabos de fibra óptica pelos leitos dos rios, transmitindo dados de alta velocidade de maneira segura e confiável.

De acordo com o Chefe do DCT, o objetivo primordial do PAC é levar a capacidade de conectividades às Organizações Militares da Amazônia. Porém, os benefícios se estendem aos Órgãos Públicos parceiros e à sociedade civil, na medida em que estes utilizam-no para sua conectividade.

Também participaram das atividades o General de Divisão LUCIANO GUILHERME CABRAL PINHEIRO, Chefe de Tecnologia da Informação e Comunicação, o General de Brigada RICARDO AUGUSTO DO AMARAL PEIXOTO, Comandante da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, o Senhor MOISÉS QUEIROZ MOREIRA, Conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações, além de civis e militares da Comitiva do DCT.

registrado em:
Fim do conteúdo da página