2ª Brigada de Infantaria de Selva apoia Ação Cívico Social em Comunidades Indígenas
São Gabriel da Cachoeira (AM) - No último sábado, 6 de junho, uma comitiva deslocou-se de Brasília em direção ao município de São Gabriel da Cachoeira, com militares de saúde do Hospital das Forças Armadas (HFA), integrantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e equipes de imprensa e comunicação social.
Com o apoio da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, a atividade tem por objetivo prestar apoio de saúde às populações indígenas da região do Alto Rio Negro. Diariamente, a equipe parte para a sede de um Pelotão Especial de Fronteira (PEF), iniciando as suas primeiras atividades no domingo.
A primeira comunidade indígena visitada foi Maturacá, localizada próxima ao Pico da Neblina, nos dias 7 e 8 de junho. Em Maturacá situa-se o 5º PEF a 140 Km, em linha reta, de São Gabriel da Cachoeira. Na região de Maturacá vivem em torno de 600 indígenas da etnia Yanomami. Ao longo do dia, a equipe de saúde do Hospital das Forças Armadas prestou atendimentos médicos e odontológicos à população.
Além dos atendimentos, foram entregues à comunidade cerca de 6,5 mil itens, entre equipamentos de proteção individual (EPI), medicamentos, testes rápidos para COVID-19 e malária, foi ministrada uma palestra sobre higiene bucal e distribuição de kits de escovação e foram aplicadas vacinas diversas. Também foram transportados e entregues 2 toneladas de alimentos enviados pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) para 4 escolas indígenas de Maturacá.
As próximas comunidades a serem visitadas serão: Querari, no dia 9, com 250 indígenas, onde está localizado o 2º PEF e no dia 10 de junho, a comunidade de Yauaretê, com 3 mil indígenas, base do 1º PEF.
Redes Sociais